sábado, 27 de dezembro de 2014

PSN Fora





Boa tarde pessoal,,,

Parece que o presente de natal que recebemos de um grupo de hackers ainda continua reverberando em nosso cotidiano.
No dia 24 de dezembro , bem na véspera de natal , o grupo proclamado  Lizard Squad, assumiu voluntariosamente a autoria do ataque de DDOS ( método de ataque que usa computadores remotos para enviar uma carga extrema de pedidos de requisição de acesso a um host ou domínio , com isso causando instabilidade e e negação do serviço , gerando a queda do servidor) aos serviços da PSN ( Playstation Network , serviço da Sony) a Live ( Serviço da Microsoft).
Com esse presente de grego , muitos que ganharam seus videogames do bom velhinho e mesmo quem recebeu cartões pré-pagos de presente , não puderam usufruir dos seus presentes, além dos Usuários antigos não poderem aproveitar as ofertas que pintaram essa semana.
Ainda não se tem certeza sobre oque motivou esses ataques. Alguns sites estão especulando que o motivo seria o lançamento do novo filme da Sony  A Entrevista ,(detalhes do filme no link), outros sites que seria um modo do grupo mostrar as vulnerabilidades dos serviços prestados pela Sony e Microsoft, conforme noticiado aqui .
Aqui temos o texto reproduzido da Eurogamer:

Infelizmente neste Natal quem quis usufruir dos serviços online da Sony e Microsoft não pôde fazê-lo porque ambos estiveram offline.
Actualmente o Xbox Live está a funcionar com toda a normalidade enquanto que a PlayStation Network ainda se encontra a enfrentar alguns problemas, mas muitos serviços já estão a funcionar. Com toda esta confusão é difícil descobrir quem são realmente os autores do incidente, terão sido os ataques dos hackers aos servidores da Sony e da Microsoft? Ou será que foi devido à sobrecarga de muitos utilizadores a quererem aceder aos serviços ao mesmo tempo?
O grupo de hackers Lizard Squad referiram que foram eles os autores dos incidentes e numa entrevista com o The Daily Dot, alguns dos membros do grupo explicaram as razões por detrás destes supostos ataques.
"A Microsoft e a Sony são estupidamente retardadas, são literalmente macacos por detrás dos computadores. Eles teriam melhor sorte se tivessem contratado alguém que soubesse como prevenir estes ataques."
"Se eu trabalhasse para a Sony ou Microsoft e tivesse um orçamento substancial, eu conseguiria parar esses ataques. Compraria mais banda larga, equipamento especifico e configurava-o correctamente. No fim de contas tudo não passa de conhecimentos de programação."
Em suma, os hackers contaram que o que fizeram foi por puro divertimento, mas acima de tudo fizeram-no para demonstrar a incompetência da Sony e da Microsoft.
Numa outra entrevista, desta vez à BBC Radio, um dos membros do Lizard Squad contou que eles agiram desta forma para demonstrar também que os serviços que são pagos pelos utilizadores são caros e não são seguros. E além disso, ele referiu que o grupo advertiu as companhias atempadamente de que um ataque iria surgir no dia de Natal.
Até o momento fontes dizem que a Live voltou parcialmente , com momentos de instabilidade e que a PSN esta voltando aos poucos , mas conforme pude verificar aqui via Web e pelo PS4 , na web o site da Store da PSN abre , mas não permite logar nem pela PSN Americana ou PSN Br, Via PS4 as contas não logam também.

O jeito é aguardarmos o desfecho desse ataque e vermos como a Sony procedera com relação a essa interrupção do serviço , já que muitos foram afetados e os prejuízos no momento são grandes.
Espero que a Sony prorrogue as ofertas e muitos já aguardam um pacote de desculpas recheado de jogos grátis...

Mais noticias e novidades em breve...

Rodrigo Acevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário