quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

SDK do Xbox One vaza e abre as portas para modificações, aplicativos caseiros e pirataria



O grupo hacker H4LT vazou a versão completa do kit de desenvolvimento de software oficial do Xbox One. Isso abre portas para uma série de coisas, como modificações no sistema, aplicativos caseiros e possivelmente até pirataria. Fotos do vazamento foram publicadas na conta do grupo no Twitter, que inclui até menções a Microsoft nos posts.
Até o momento, mais de 1 ano após seus respectivos lançamentos, tanto o PS4 quanto o mais recente console da Microsoft se mantiveram livres dos games pirateados. Algo impressionante, se considerarmos que o Xbox 360 durou apenas alguns meses até a sua primeira modificação.
Porém, o vazamento não garante que qualquer um com conhecimento de programação possa começar a lançar games e aplicativos para o Xbox One de um dia para o outro. Desenvolvedores que queiram lançar softwares oficiais para os consoles da empresa precisam ser se registrar e ser aprovados pela Microsoft. Mas é óbvio que isso não impede ninguém de criar aplicativos caseiros e modificações para serem distribuídas de maneira não oficial.
No momento, ainda não existe nenhuma maneira de se aproveitar da descoberta. Mas isso não faz dela algo menos importante. Afinal, agora começa um trabalho intenso por parte de programadores que estejam familiarizados com o Windows 8, sistema que foi base para o do Xbox One.
A justificativa oficial do grupo H4LT é de que vazamentos do tipo permitem que a comunidade mostre sua "criatividade e pesquisa" de maneira mais ampla. Porém, o vazamento fecha com chave de ouro uma semana bastante complicada para a Microsoft, que começou com a queda da Xbox Live durante o Natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário