Ola pessoal...
Tenho visto em todo lugar falando da sensação do momento no mercado nacional de games , o Infanto!
Mas do que se trata esse famigerado bichinho???
O Infanto esta sendo considerado um videogame baseado em pirataria, devido a seu funcionamento ser baseado em emuladores, mas oque ninguém revela e oque é e como funciona o mesmo.
Vou aqui explicar como ele funciona.
Hardware
O Infanto é baseado em uma placa RaspBerry Pi.
Raspberry Pi é um computador do tamanho de um cartão de crédito, que se conecta a um monitor de computador ou TV, e usa um teclado e um mouse padrão, desenvolvido no Reino Unido pela Fundação Raspberry Pi. Todo o hardware é integrado numa única placa. O principal objetivo é promover o ensino em Ciências da Computação básica em escolas.1 2 3 45
A Fundação Raspberry Pi começou a aceitar pedidos do modelo de US$35 a partir de 29 de fevereiro de 2012.6
É um pequeno dispositivo que permite que as pessoas de todas as idades possam explorar a computação para aprender a programar em linguagens como Python. É capaz de fazer tudo que você esperaria de um computador desktop, como navegar na internet, reproduzir vídeo de alta definição, fazer planilhas, processamento de texto, e jogar jogos. É usado por crianças de todo o mundo para aprender como funcionam os computadores, como manipular o mundo eletrônico ao redor deles, e como programar.7
Além do mais, o Raspberry Pi tem a capacidade de interagir com o mundo exterior, e tem sido usado em uma ampla gama de projetos fabricante digitais, de máquinas de música e detectores de pais para enfrentar as estações e birdhouses twittando com câmeras infra-vermelho.
O computador é baseado em um system on a chip (SoC) Broadcom BCM2835,8 que inclui um processador ARM1176JZF-S de 700 MHz, GPU VideoCore IV,9 e 512 MB dememória RAM em sua última revisão. O projeto não inclui uma memória não-volátil - como um disco rígido - mas possui uma entrada de cartão SD para armazenamento de dados.
Software
O Raspberry Pi é compatível com sistemas operativos baseados em GNU/Linux(não é possível executar o Windows no Raspberry Pi).26
O Raspbian é a distribuição Linux oficial do Raspberry Pi. As distribuições Arch Linux e Debian são também oficialmente suportadas e disponíveis para download. O sistema operativo é normalmente armazenado num cartão SD2
Qualquer linguagem que possa ser compilada na arquitetura ARMv6 pode ser usada para o desenvolvimento de software.2 O projeto tem como objetivo usar Python como linguagem de referência com suporte à BBC_BASIC.
A suite de escritório livre, LibreOffice, da The Document Foundation, que possui os aplicativos Writer, Calc, Impress, Draw, Math e Base, funciona no Raspberry Pi. O gerente de instalação do Raspberry Pi é NOOBS (New Out Of Box Software, ou seja, é um wizard que facilita a instalação de vários sistemas operativos no Raspberry Pi)27 .
Os SOs incluídos com NOOBS são:
- Archlinux ARM
- OpenELEC
- Pidora (Fedora Remix)
- Raspbmc e o XBMC open source digital media center
- RISC OS - O sistema operacional do primeiro computador baseado em ARM
- Raspbian (recomendado) - mantido independentemente pela Fundação; baseado no ARM hard-float (armhf) Debian 7 'Wheezy' porta de arquitetura originalmente projetado para ARMv7 e processadores posteriores (com Jazelle RCT / ThumbEE, VFPv3, e NEON SIMD Extensions), compilado para o mais limitado conjunto de instruções ARMv6 do Raspberry Pi. É necessário um cartão SD de no mínimo de 2 GB, mas é recomendado um cartão SD de 4 GB ou superior.
- Raspbian Server Edition é uma versão simplificada com outros pacotes de software incluído, em comparação com o computador desktop normal orientado a Raspbian.
- PiBang Linux é derivado do Raspbian.
Outros SOs :
- openSUSE
- Raspberry Pi Fedora Remix
- Slackware ARM
- FreeBSD e NetBSD
- Plan 9 from Bell Labs e Inferno (em beta)
- Moebius - A distribuição HF ARM luz baseado em Debian. Ele usa repositório Raspbian, mas pode ser armazenado em um cartão SD de 1 GB. Ele tem apenas serviços mínimos e seu uso de memória é otimizado para manter um melhor desempenho.
- OpenWrt - Usado principalmente em dispositivos embarcados para o tráfego de rede de rotas.
- Kali Linux - Uma derivação do Debian, projetado para forense digital.
- WebKiosk instantânea - Um sistema operacional para fins de sinalização digital (vistas da web e da mídia)
- Ark SO - Website e e-mail de auto-hospedagem
- Minepion - Sistema operacional dedicado para mining cryptocurrency.
- Kano SO [http://kano.me/downloads]
APIs do driver
Raspberry Pi pode usar uma GPU VideoCore IV através de um sistema binário, que é carregado para a GPU em tempo de inicialização a partir do cartão SD, e de um software adicional(driver), que inicialmente era de código fechado. Esta parte do código do driver foi liberado mais tarde , no entanto muito do trabalho do driver atual é feito usando o código-fonte fechado. Software aplicativo usa chamadas para bibliotecas run-time de código fechado (OpenMax, OpenGL ES ou OpenVG), que por sua vez chama um driver de código aberto dentro do kernel do Linux. A API do driver de kernel é específico para essas bibliotecas fechadas. Aplicações de vídeo usam OpenMAX, aplicativos 3D usam aplicativos OpenGL ES e 2D usam OpenVG que ambos, por sua vez usam EGL. OpenMAX e EGL usam o driver de kernel de código aberto. 29
Emuladores
Ele utiliza um emulador chamado The RetroPie Project , que é um projeto iniciado com o intuito de transformar o Raspberry pi em um retro-game console, permitindo a emulação de diversos consoles, com uso de elaborados front-ends e o uso até dos controles dos videogames antigos.
:
Características
- Instalação completa de todos os emuladores disponíveis, que são suportados pelo script de instalação RetroPie (ver secção "apoiado sistemas / emuladores para detalhes")
- Início automático da Estação de Emulação, o front-end para navegar e executar os ROMs. Station Emulation é mantido por Aloshi, que também está hospedando as fontes de Station Emulation no Github.
- Tela inicial pré-configurada que pode ser personalizado com o RetroPie-Setup Script
- Ações Samba para cada sistema para copiar ROMs na RPI via rede
- Daemon USB para copiar ROMs sobre o RPI via stick USB
Sistemas suportados / emuladores
The RetroPie SD-card includes emulators for the following systems:
- Amiga (UAE4ALL)
- Apple II (LinApple)
- Atari 800 (Atari800)
- Atari 2600 (RetroArch/Stella)
- Atari ST/STE/TT/Falcon (Hatari)
- Apple Macintosh (Basilisk II)
- C64 (VICE)
- Amstrad CPC (#CPC4Rpi)
- Final Burn Alpha (RetroArch/PiFBA, RetroArch/FBA)
- Game Boy (RetroArch/Gambatte)
- Game Boy Advance (GpSP)
- Game Boy Color (RetroArch/Gambatte)
- Sega Game Gear (Osmose)
- Intellivision (jzIntv)
- MAME (RetroArch/mame4all-pi, RetroArch/mame4all)
- MSX (openMSX)
- PC – x86 (rpix86)
- NeoGeo (PiFBA, GnGeo)
- Nintendo Entertainment System (RetroArch/FCEUmm)
- Nintendo 64 (Mupen64Plus-RPi)
- TurboGrafx 16 – PC Engine (RetroArch/Mednafen/pce_fast)
- Ports
– CaveStory (RetroArch/NXEngine)
– Doom (RetroArch/PrBoom)
– Duke Nukem 3D (eDuke) - ScummVM
- Sega Master System / Mark III (RetroArch/Picodrive, Osmose, DGen)
- Sega Mega Drive / Genesis (RetroArch/Picodrive, DGen)
- Sega Mega-CD / CD (RetroArch/Picodrive, DGen)
- Sega 32X (RetroArch/Picodrive, DGen)
- Playstation 1 (RetroArch/PCSX ReARMed)
- Super Nintendo Entertainment System (RetroArch/Pocket SNES, snes9x-rpi)
- Sinclair ZX Spectrum (Fuse, FBZX)
E o que é o Adaptador GPIO RetroPie?
O Adaptador GPIO RetroPie é um adaptador de GPIO dedicada para o Raspberry Pi, que permite uma conexão fácil e segura para, por exemplo, dois NES ou SNES controladores. Ele fornece proteção de circuitos contra transientes e mais correntes, bem como um botão interruptor momentâneo para o uso arbitrário. Um guia passo-a-passo para começar a trabalhar com o Adaptador GPIO RetroPie pode ser encontrada aqui .
O adaptador é projetado de tal forma que ele se encaixa perfeitamente no caso acrílico cortado a laser " PetrockBlock PIE ".Enquanto o caso tem aberturas para a fonte de alimentação, HDMI, Ethernet, RCA e áudio, também tem recortes para um cabo de fita GPIO e, além disso, dois conectores de SNES.
SNESDev é um driver de dispositivo de espaço do usuário, especialmente escrito para oAdaptador GPIO RetroPie . Ele implementa dois controladores de jogo (s) de NES e um teclado virtual para até dois controladores (S) NES e um botão que estão conectados aos pinos GPIO do Raspberry Pivia o Adaptador GPIO RetroPie. As fontes de SNESDev estão hospedados no Github e todos estão convidados a contribuir!
Infanto
Em cima dessa ideia legal , alguém ja aproveitou e lançou um "produto" cobrando um preço meio salgado , por algo que não sai mais que R$ 220,00 a placa nas lojas virtuais, se você comprar de fora sai muito mais barato, além de você poder utiliza-la em para outras atividades e brincadeiras.Detalhe que o sistema e o emulador é de graça.
Deixarei aqui os links do projeto e dos sites onde você encontra o Raspberry Pi para compra, com isso você pode montar seu próprio Infanto.
Links
Sites :Rasperry Pi Raspberry Pi Brasil
Lojas : Loja Techmount Loja DX
Você ou alguém que você conheça já montou um? Fiquei muito interessado! Não só pelo fato de ter todos os jogos, mas em explorar mesmo a tecnologia!
ResponderExcluirPretendo explorar as possibilidades propostas. Seria interessante ter alguém experiente para ir trocando informações...
Vlw!
estou montando meu. só estou com o tempo curto , mas devagar to montando...
ResponderExcluir