segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Cartucho raro de NES vai a leilão por US$ 100 mil

"Stadium Events" teve só 2 mil cópias vendidas e usava controle especial



Um cartucho do game "Stadium Events", com quase 30 anos de idade, está prestes a se tornar o recordista de valor pago por um jogo antigo: à venda no site eBay, "Stadium Events" já alcançou o preço de US$ 100 mil. O leilão se encerra em 3 dias e já teve 80 lances individuais.
"Stadium Events" é um cartucho muito raro do Nintendo 8-bits e foi lançado no Japão em 1986, nos EUA em 1987, na Alemanha e na Suécia em 1988. O jogo, produzido pela Bandai, utilizava um controle especial e teve apenas 2 mil cópias vendidas quando a Nintendo adquiriu os direitos sobre o controle e relançou o game com outro nome.
Por conta disso, as cópias de "Stadium Events" que não foram vendidas na época foram removidas das lojas e destruídas. Assim, "Stadium Events" se tornou um dos jogos eletrônicos mais raros de todos os tempos.
Precursor do Wii
O jogo é um dos poucos que utiliza o periférico Family Fun Fitness, um tapete que pode ser considerado um "antepassado" do Wii. O tapete permitia controlar o jogo com 12 sensores de pressão, incorporando atividade física real aos games. A Nintendo comprou a tecnologia do Family Fun Fitness da Bandai e lançou uma versão própria do controle, o Power Pad.
O vendedor de "Stadium Events" no eBay disse ao site GameSpot que não sabia do valor do jogo até ver outra cópia ser vendida por US$ 44 mil no site de leilões em 2011. "Eu disse para minha mulher: tenho certeza que eu tenho esse jogo".
"Eu coleciono muitas coisas, então tive que olhar em várias caixas até encontrar", disse o vendedor. "Na época, como eu trabalhava na Nintendo, não podia vender o item, é uma regra da empresa. A venda só se tornou possível em 2012, quando eu sai da Nintendo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário